sexta-feira, agosto 25, 2006

Equipe Reunida


Da esquerda para direita: Herbert Pardini, Paulo Fiote, Ruslan Fernandes, Marcelo Vasconcelos e Marcelo Andrê.

23 de agosto de 2006

Aos poucos toda a equipe vai se conhecendo. Hoje fizemos uma reunião para definir detalhes da logística da Expedição. Sairemos de Belo Horizonte em direção a Ouro Preto no dia 1o. de setembro, pernoitando no Parque Estadual do Itacolomi. No dia seguinte, 2 de setembro, começaremos a caminhar a partir de 9:00h.

Durante a Expedição todos poderão acompanhar o dia a dia da viagem através do Blog e do Programa Mais Ação da Rede Minas, que vai ao ar nas noites de sábado e domingo. Em breve divulgaremos detalhes de horários e outros veículos de comunicação que estarão nos acompanhando.

Texto: Herbert Pardini
Foto: Marcelo Andrê

segunda-feira, agosto 21, 2006

Apoios

Empresas que acreditam e apoiam a Expedição Desafio do Espinhaço - a pé pelas montanhas de Ouro Preto a Diamantina.

segunda-feira, agosto 14, 2006

Conheça a Equipe

"Os dias que estes homens passam nas montanhas são os dias em que realmente vivem. Quando as cabeças se limpam de teias de aranha e o sangue corre com força pelas veias. Quando os cinco sentidos cobram vitalidade e o homem completo se torna mais sensível. Então já pode ouvir as vozes da natureza e ver as belezas que só estavam ao alcance dos ousados." Reinhold Messner

Equipe da Expedição

Herbert Pardini – Geógrafo e Turismólogo, Pós-Graduado em Gestão em Turismo. Trabalha há oito anos com Turimo e Meio Ambiente, ministra palestras na área de Turismo, com foco em gestão, desenvolvimento de produtos turísticos de natureza e aventura. Já chegou ao cume das 10 montanhas mais altas do Brasil.

Marcelo Andrê Rodrigues Borges - Fotógrafo profissional especializado em natureza e esportes de aventura. Fundador da Brasil Aventuras Expedições, montanhista, ambientalista, fundador do Grupo de Espeleologia da UFMG - Guano Speleo, já organizou e participou de várias expedições pelo Brasil, América Latina e Nova Zelândia. Idealizador da expedição, já chegou ao cume das sete maiores montanhas do Brasil. Na expedição, será responsável pela cobertura fotográfica.

Marcelo Vasconcelos - Biólogo especialista em ornitologia e botânica. Trabalha há 12 anos pesquisando a avifauna e a flora da Cordilheira do Espinhaço, tendo mais de 50 artigos publicados sobre assunto. Defendeu sua Dissertação de Mestrado sobre Biogreografia das aves dos topos de montanha do Sudeste do Brasil. Organizou expedições científicas a diversas serras. Atualmente, estuda os padrões de distribuição geográfica e a conservação da avifauna da Cordilheira do Espinhaço, tema de sua Tese de Doutorado, que está em andamento. Na expedição, será responsável por anotações e observações de animais silvestres.

Bruno Costa e Silva – Jornalista e fotógrafo, com especialização em Jornalismo Cultural / UERJ. Atua como fotógrafo e consultor em projetos sociais, de turismo e meio ambiente. Foi repórter e apresentador do Jornal da Ilha, na TV Golfinho de Fernando de Noronha. Atualmente trabalha com a capacitação de profissionais de turismo no Projeto "Brasil, Meu Negócio é Turismo", parceria entre Fundação Roberto Marinho e Ministério do Turismo. Faz reportagens fotográficas para revistas de meio ambiente de Recife e São Paulo. Integra equipe de desenvolvimento de roteiros e produtos turísticos, como consultor na área de comunicação e turismo. É responsável pelo levantamento em vídeo - documentário sobre a Expedição.

Paulo Henrique Leite de Souza “Fiote” - Ilustrador e montanhista, tem experiência em esportes de natureza, tendo realizado enduros, grandes aventuras em montanha no Brasil e caminhadas pela Cordilheira dos Andes e Aconcágua. É fundador do grupo de cicloturismo Mamãe Montanha, realizando diversas viagens de bicicleta pelo País. Desenvolve trabalhos ligados à criação de modelos em escala e ilustração científica.

Ruslan Valeriano Fernandes - motorista da Expedição, responsável pelo apoio à equipe.

Mais fotos



Data: 12 de agosto
Crédito: Marcelo Andrê

A caminhada


12 de agosto de 2006

Acho que a vontade de iniciar a caminhada é tão grande que resolvemos começá-la antes da data prevista, ou pelo menos um trecho dela.

Através do reconhecimento do terreno e de alguns sobrevôos pela carta topográfica de Caeté, identificamos um trecho não muito longo por onde passaremos daqui a alguns dias. São aproximadamente 12km, algo que em condições normais faríamos em 3, no máximo 4 horas. Só que ao contrário, temos gastado este tempo para avançar entre 1 e 2 km.

Em um trecho de crista fina, com altitude variando entre 1316 e 1480 metros, uma mata secundária marca a paisagem dificultando nossa progressão. Os trieiros estão sujos, tanto do capim que cresce quanto das taquaras que formam verdadeiras paredes. Em alguns pontos a trilha que porventura existiu naqueles altos de serra parece desaparecer, ou pelo menos coloca a prova nossa perícia, paciência e disposição para encontrá-la ou mesmo recriá-la.

Novas espécies de aves

O trabalho em três foi bem satisfatório. Apesar de não conseguirmos chegar nem à metade da distância desejada, foi um ótimo dia. Um dia de reencontro de amigos em um lugar muito especial, na montanha. Apesar das mãos calejadas, dos braços cortados, foram momentos alegres, de conversa, de boas risadas e de expectativa em relação ao que nos espera pelo caminho. Mesmo que pessoas já tenham passado por aquele lugar, foi um dia de exploração, de curiosa descoberta de caminhos e de início dos levantamentos de flora e fauna. Foram identificadas 25 espécies de aves diferentes, além de uma possível espécie de taquara que estava dando sementes e atraindo diversas aves que se alimentam das mesmas.

Ainda essa semana voltamos para a mesma região para continuarmos nosso trabalho. Além de ganharmos tempo com a identificação e limpeza do caminho, vamos aos poucos diminuindo a ansiedade pela partida.

Texto: Herbert Pardini
Fotos – Marcelo Andrê
Levantamento de Flora e Fauna – Marcelo Vasconcelos

sexta-feira, agosto 11, 2006

As Ilustrações







Paulo Fiote - ilustrador científico - acompanhará a expedição com o objetivo de capturar imagens e registrar, de uma maneira rápida, paisagens e espécies da Cordilheira do Espinhaço.
A ilustração científica proporciona uma retratação técnica de temas que serão referência para pesquisadores, contendo informações substanciais para a identificação de espécies em um determinado espaço. O trabalho em campo vai a detalhes extremos com finalização em estúdio, utilizando técnicas de aquarela e lápis de cor. Alguns exemplos de trabalhos executados podem ser vistos acima.

Reunião da equipe



Hoje a equipe se reuniu para combinar os detalhes operacionais da expedição. Cada um terá um papel importante na conclusão desse sonho: percorrer a Cordilheira do Espinhaço - aproximadamente 500 km - durante 22 dias. Os produtos dessa aventura serão um documentário, exposições fotográficas, além de relatórios técnicos e científicos e levantamento de espécies da flora e fauna por meio de fotografias, imagens em vídeo e ilustrações. Aguardem o diário dessa expedição!

Ouro Preto a Diamantina, a pé pelas montanhas


Entenda a Expedição Desafio do Espinhaço

Cinco sonhadores, unidos e dedicados a um propósito. Percorrer um lugar considerado fantástico por especialistas em meio ambiente e tombado pela UNESCO como Reserva da Biosfera: a Cordilheira do Espinhaço. Durante 22 dias, os montanhistas Herbert Pardini, Marcelo Andrê, Marcelo Vasconcelos, Paulo Fiote e Bruno Costa percorrerão montanhas consideradas um patrimônio natural.

A aventura, batizada de Expedição Desafio do Espinhaço, baseia-se no desafio de caminhar pelas montanhas, partindo da cidade de Ouro Preto e finalizando em Diamantina pela crista da Serra do Espinhaço. O percurso escolhido se destaca pela extensão - aproximadamente 500 quilômetros - pela duração e pelas adversidades do percurso. O início da caminhada será no dia 2 de setembro.

Trata-se da maior expedição de montanhismo do Brasil, pensanda e estudada há mais de oito anos e que agora se tornar realidade. Nos próximos dias, vocês terão acesso à preparação da equipe envolvida nessa aventura. E no mês de setembro acompanharão um Diário da Expedição. Boa aventura!