quinta-feira, setembro 21, 2006

14º Dia – Sexta feira, 15 de setembro de 2006

Diário da Expedição Desafio do Espinhaço
Crédito dos Textos: Herbert Pardini

As Cristas de Asfalto

O dia começou como de costume com a agitação de sempre. Pulamos da cama às 6h e partimos para as arrumações de equipamentos e café da manhã. Atipicamente a primeira parte da caminhada se deu no recém colocado asfalto da rodovia MG-010. Como a estrada acompanha a crista, tivemos que caminhar 14km pelo asfalto, até a entrada do Campo Redondo. Num ritmo forte fizemos este trecho em quase três horas. Apesar do pouco movimento, caminhar pelo asfalto é de longe a atividade que mais gostamos de fazer.

Hoje tivemos a companhia de Zé Geraldo e Sérgio, da Rede Minas, que vieram fazer a cobertura para o Mais Ação, programa que tem acompanhado a Expedição semanalmente. Após a saída do asfalto, caminhamos ainda cerca de 16km em estradas pouco utilizadas que têm como cenário as Serras do Breu. Os campos degradados pela pastagem e pelo fogo ainda assim resistem e, ao final do dia, oferecem uma belíssima mostra dos campos rupestres do Espinhaço.

Paramos antes do local previsto. Amanhã seguiremos viagem já sem o apoio do carro. Mochilas nas costas e bastante chão pela frente. Ficaremos também um bom tempo sem contato. A atualização do blog provavelmente só acontecerá após o término da Expedição.

Equipe da caminhada: Herbert Pardini, Marcelo Andrê, Bruno Costa e Silva, Valdemir Cunha (Revista Terra), Paulo Fiote.
Apoio: Ruslan Fernandes
Pesquisa: Marcelo Vasconcelos