terça-feira, setembro 26, 2006

20o. Dia – Quinta feira 21 de Setembro de 2006

Nem o início, nem o fim, prefiro o meio.

Mais uma vez ontem fui perguntado: Por que vocês estão fazendo isso? Mais uma vez ouvi ontem: Nossa, vocês são loucos!

Quanto à loucura não tenho dúvidas. Não somos loucos, malucos, aventureiros. Quanto às questões que nos motivam a acordar todo dia e caminhar e, em hipótese nenhuma, pensar em entrar em um carro para chegar mais rápido ao trecho de cada dia, sinceramente ainda não sei explicar muito bem.

Logicamente algumas coisas são fáceis de responder e são até óbvias: existe um levantamento de informações com embasamento científico, existe um levantamento de imagens tanto em vídeo, quanto em fotos e ilustrações de paisagens conhecidas por poucos, estamos contribuindo para divulgar um patrimônio da humanidade que é a Cadeia do Espinhaço. Mas acredito que outras coisas nos movem. Sentimentos simples, individuais, mas muito louváveis. Impossível desassociar a atração que as montanhas exercem sobre nós, do feito exploratório e científico.
Saímos de Gouveia em direção à Barão de Guaicui. Caminhada rápida pela serra, mas não menos importante que as anteriores. As formações rochosas impressionam, o cerrado após uma noite de chuva mostra toda sua vida, os caminhos de pedra nos fazem chegar suavemente ao alto.
Durante a caminhada de 12 km nos colocamos a pensar. Será que a chegada a Diamantina é o nosso objetivo maior? Será que a maior felicidade da Expedição será avistar o casario em estilo colonial? Ou será que as melhores lembranças destes dias de montanha estão ficando para trás? Aproveitando as palavras de Bruno, digo que certo é que a ansiedade da partida e a comemoração da chegada, não se comparam aos momentos vividos durante. Por isso talvez o meio seja melhor que o início e que o fim.

Continuamos dispondo da hospitalidade local. Ficaremos duas noites em Barão de Guaicui antes da chegada à Diamantina. Deixamos nosso imenso agradecimento ao Sr. Ismar Antunes, secretário de Meio Ambiente do município de Gouveia, entusiasta das expedições e das atividades na natureza.

Faltam 2 dias.

Texto: Herbert Pardini
Equipe da caminhada: Herbert Pardini, Marcelo Andrê, Bruno Costa e Silva, Marcelo Vasconcelos.
Apoio: Ruslan Fernandes